quarta-feira, 2 de abril de 2014

RÚSSIA VIOLA DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO E GERAL NA CRIMEIA VS NAÇÃO LUNDA TCHOKWE

RÚSSIA VIOLA DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO E GERAL NA CRIMEIA VS NAÇÃO LUNDA TCHOKWE




Por coação ou vontade do povo, ninguém sabe, o certo é que a Crimeia outrora estado autónomo da Ucrânia com alguns poucos poderes, fez referendo para uma semana mais tarde ter-se anexado a Rússia, o Mundo inteiro condena a Rússia por ter violado o direito internacional público e geral em matéria de controvérsias territoriais.



Entre o ocidente, multiplica-se os esforços para a reposição da legalidade, de Bruxelas veio uma serie de sanções económicas contra Moscovo com o apoio de Washington, sanções que abrange também a economia Russa e a sua expulsão no G20 e em outros organismos internacionais incluindo o campo militar.



Por outro lado, a Ucrânia reclama que a Rússia colocou mais de 100 mil homens com todo o aparato militar altamente sofisticado para invadir o seu território, essas informações ocupam os espaços da maioria dos noticiários de TV e rádios a nível do planeta.



Agora pergunta-se: porque esta mesma comunidade internacional não condena Portugal e Angola por terem anexado ilegalmente toda uma Nação, que é a Nação Tchokwe? Que foi confiado á Portugal, sendo Protectorado para garantir segurança e cuidar sob o decreto de 25 de  Junho de 1885; isto é o resultado do tratado de 25 de Maio de 1891, ractificado aos 24 de Março de 1894, sob mediação internacional da França, e a observação da Alemanha, Grã-Bretanha e do Vaticano.



Como se sabe, um tratado ratificado e testemunhado por mais de um país, goza do direito internacional, sendo assim, o Protectorado da LUNDA ou NAÇÃO LUNDA TCHOKWE é um protectorado autenticamente internacional, porque o mundo se cala?



A Nação Lunda Tchokwe, merece ou não a sua INDEPENDENCIA de Angola?



Já se passaram mais de 13 anos, a comunidade internacional acompanha passo a passo a reclamação do povo Tchokwe, será que temos que partir para a violência ARMADA para que, essa mesma comunidade internacional reconheça o nosso direito natural e possa agir a favor da Nação Tchokwe?



Quanto as negociações sobre a independência de Angola, a Conferência de Berlim reconheceram a legitimidade de Portugal proteger o território Tchokwe situado entre os rios Lui e Kasayi (actual Nordeste de Angola) sendo uma soberania independente. Não existe documentos,  nem tratado dessa conferência que liga esse país à Angola que já existia há mais de 400 anos sendo terra ultramarina portuguesa e, sua fronteira se terminava apenas na margem esquerda do rio Kwango  conforme mostram as provas oficiais e definitivas  que o Estado Português apresentou à essa Conferência.




Em 1955, Portugal cria a Lei 8904, a referida lei no seu Artigo 44, sob o código letra G,  dando autorização aos Muananganas (senhores da terra: reis e sobas mais importantes) Tchokwes para formarem o governo próprio afim de preparar sua independência.



Mais porque  fomos anexados a Angola?   Porque continuamos aceitar isso? Se as provas são claras.





Deste facto, se hoje este povo sofre humilhação, discriminação, exploração e mortos, JES/MPLA Portugal é 100% responsável dos danos ou prejuízos causados, por conseguinte, MPLA tem uma dívida moral e histórico perante o povo tchokwe e as Nações Unidas ou a Conferência de Berlim e deve imperativamente assumir a responsabilidade em conversar com as autoridades do Protectorado Lunda Tchokwe para não falarmos da independência, digamos em dar uma autonomia larga à esse povo sacrificado e martirizado.