quarta-feira, 30 de julho de 2014

CUANGO 12 HORAS DEPOIS DOS TUMULTOS E VANDALISMO, QUE BALANÇO?


CUANGO 12 HORAS DEPOIS DOS TUMULTOS E VANDALISMO, QUE BALANÇO?
 

 A localidade diamantífera de Luzamba no município do Cuango esta sitiada por um dispositivo fortemente armado da Policia de Intervenção Rápida vinda do Dundo a Capital da Província da Lunda-Norte.

 

A sede municipal do Cuango, 12 horas depois do sucedido, a situação volta a normalidade, mas é visível a presença também de um forte dispositivo da Policia Nacional em patrulhas de rotina no centro urbano sobretudo.

 

Na zona do conflito, no rio Cuango, localidade do “Tchombo”, de acordo com as populações, esta também sitiada por um forte dispositivo da Policia de Intervenção Rápida, mas presume-se que haja debaixo da terra alguns corpos de garimpeiros.

 

Finalmente os tumultos, provocaram alguns danos materiais e humanos; 4 mortos, 2 irmaos desaperecidos, 2 feridos e um numero de populares inocentes presos no Comando Municipal da Policia do Cuango.

 

Os tumultos resultaram também na destruição do Comando da Policia do Luzamba, 2 Viaturas destruídas pertenças a empresa de segurança Privada SOCICLA, 2 Viaturas de Marca Hiace destruídas pertenças, uma da Escola Superior Lueji Akonda e outra pertencente a Escola de formação de Professores do Cuango Muatianvua, o Banco BPC local destruíram os vidros das Janelas e Portas, 1 Gerador do Comando do Luzamba foi queimado.

 

Em Luzamba e Cuango, a população queimou todas as Bandeiras dos CAPs do MPLA, enquanto gritavam, abaixo o regime do MPLA na Lunda Tchokwe! Não queremos mais o MPLA na nossa terra! Entre vários “Slogans”.

 

Porque tanto silêncio do Presidente José Eduardo dos Santos, diante destes massacres, desta violência gratuita na Lunda Tchokwe?

 

Porque o Presidente José Eduardo dos Santos, não cria uma “Comissão intersectorial para investigar com profundidade a violência e as violações dos direitos humanos em toda a Nação Lunda Tchokwe?”

 

Porque a Assembleia Nacional de Angola, esta calada perante tanta violência, quantas vezes denunciada, porque sabe que a Nação Lunda Tchokwe não é parte de Angola, os colonizados podem morrer, não fazem falta ao colonizador, senão como estes 220 deputados podem justificar o seu silêncio?

 

Nação Lunda Tchokwe, significa pobreza, miséria, humilhação e violentados…