segunda-feira, 4 de agosto de 2014

CONCURSO PUBLICO DE NEPOTISMO E CORRUPÇÃO DA EDUCAÇÃO NA LUNDA – SUL E OS NÚMEROS DA POBREZA QUE FALAM POR SI…


CONCURSO PUBLICO DE NEPOTISMO E CORRUPÇÃO DA EDUCAÇÃO NA LUNDA – SUL E OS NÚMEROS DA POBREZA QUE FALAM POR SI…
 
 

No território da Nação Lunda Tchokwe o analfabetismo é no geral de 90%, as mulheres ocupam 75% desse número, com subnutrição crónica de 65% e uma taxa de mortalidade infantil de aproximadamente 600 por mil/nascidos. O desemprego é praticamente de 90 % entre a população em idade activa, 18 aos 65 anos, por falta de infra-estruturas fabris ou reconstrução em alta escala para a promoção do desenvolvimento e oferta maciça de empregos.

 

Os sistemas de saúde e ensino são precários, os mais pobres do mundo, por esta razão mais de 85% de crianças estão fora do ensino. Apenas um médico para 114 mil habitantes. A falta de professores e escolas é outro calcanhar de “Aquiles” que enferma a Nação Lunda Tchokwe no geral, um professor para uma sala abarrotada com mais de 200 crianças, ultrapassando o estipulado na reforma educativa defendida a ferro e fogo pelo Ministro Mbinda Simão

 

A Nação Lunda Tchokwe com as suas regiões do  Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte, são as mais penalizadas e prejudicadas em toda a extensão territorial de Angola, falta de estradas, de infra-estruturas e da descapitalização do pequeno empresário para a criação de negócio e do emprego para equilibrar a promoção do desenvolvimento e consequente redução da extrema pobreza.

 

A juventude masculina dedica-se ao garimpo de diamantes, onde na maior parte das vezes encontram a sua própria morte nas mãos dos agentes do regime do Presidente José Eduardo dos Santos, que privatizou a Nação Lunda Tchokwe, tal igual fez no século passado LEOPOLDO II no Congo.

 

As raparigas, adolescentes dedicam o seu tempo na prostituição. Na Lunda-Sul, a empresa CATOCA assume-se como o centro da prostituição infantil com as suas famosas festas semanais, conhecidas de festas de “TCHAWANA”, ou seja festas de graça.

 

Sem xenofobia, mas a massiva invasão de emigrante ilegais é a pior marca registada do regime colonialista de Angola na Lunda Tchokwe, acrescida a isso, a violação aos direitos humana, assassinatos, humilhações, massacres de população indefeso, e tudo em nome dos diamantes e do Rei José Eduardo dos Santos.

 

A corrupção e nepotismo é outra marca regista do regime usurpacionista na Lunda Tchokwe, e, em particular aquilo que se regista agora com o GOVERNO DA SENHORA CANDIDA NARCISO na Lunda-Sul. O Director Provincial da Educação, o Comando da Policia Nacional em Saurimo, os Serviços Prisionais, todos eles realizaram concursos públicos para a captação de novos funcionários, tudo aconteceu na base de nepotismo e na corrupção, com o total conhecimento da Governadora e da Sociedade no geral.

 

Os dirigentes destas Instituições de estado, cobraram aos desempregados que procuram de uma oportunidade de emprego, entre 100.000,00 mil Kz à 300.000,00 mil Kz, só para participar do exame, que também é uma falsa, pois no fim, se reprovar no exame deve pagar mais para ser escolhido.

 

O Nepotismo é mais forte ainda, a senhora Governadora Cândida Narciso, propôs ao Presidente da Republica um familiar seu para Vice-Governador, e todo o Secretariado Administrativo do Governo Provincial esta lotado com pessoas próximas dela em detrimento aos autóctones LUNDA TCHOKWE, o que esta a criar o mau estar a nível do Município de Saurimo por parte dos funcionários públicos e da população no geral.

 

Na Lunda Sul fala-se em Manifestações contra o nepotismo e a corrupção do Governo Provincial, que pode acontecer a qualquer momento.

 

Saurimo, como qualquer outra cidade do Território Lunda Tchokwe; Menongue, Luena e Dundo, não existe a possibilidade de emprego, o que faz com que a juventude recorre ao garimpo de diamantes para a sua sobrevivência.