quarta-feira, 17 de setembro de 2014

DENUNCIA – AUTORIDADE TRADICIONAL LUNDA TCHOKWE DIZEM QUE ERNESTO MUANGALA OS QUEREM CORROMPER COM VIATURAS E MOTORIZADAS

DENUNCIA – AUTORIDADE TRADICIONAL LUNDA TCHOKWE DIZEM QUE  ERNESTO MUANGALA OS QUEREM CORROMPER COM VIATURAS E MOTORIZADAS



Na sequência da reunião da Autoridade do Poder Tradicional Lunda Tchokwe, que teve lugar nos dias 24 e 25 de Agosto do corrente, em que as mesmas reafirmaram o seu apoio incondicional ao Movimento do Protectorado que reivindica pacificamente a Autonomia da Nação Lunda Tchokwe, a autoridade Estadual e usurpadora do MPLA naquele território não terá recebido a notícia a vontade.



Uma fonte disse que, desde o Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte, os 1.º Secretários Provinciais do MPLA, ao mesmo tempo Governadores; Higinio Carneiro, Ernesto dos Santos Liberdade, Cândida Narciso e Ernesto Muangala, receberam orientações superiormente para tentar travar o movimento de apoio da autoridade tradicional ao Protectorado.


Exemplos flagrantes, o senhor Governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, convidou as seguintes Autoridades do Poder Tradicional na região para deslocarem-se a cidade de Dundo no dia 20 de Setembro de 2014; Muene Muana Capenda Camulemba, Muene Muana Caya, Muene Muana Cafunfo, Muene Muana Mahango, Muene Tchissumeia com direito de transporte de ida e volta.


Já os prometeu Viaturas, Motorizadas e dinheiro, a troco de estes fazerem declarações via Rádio Nacional de Angola e Televisão Publica, as de que não reconhecem legitimidade do Movimento do Protectorado, não foram parte de tal “Comissão de Apoio ao Movimento”.


Porém, os nossos interlocutores (MIANANGANAS) já denunciaram as intenções do Governador Ernesto Muangala, que ao invés de se preocupar com o “SARAMPO E O PALUDISMO”, e a falta de medicamentos nos Hospitais em Cafunfo e Cuango, onde cada dia estão sendo internatos de 40 á 70 crianças por dia, tenta criar factos políticos, pois o Movimento do Protectorado não é concorrente do MPLA.


É muito triste o jogo do MPLA enquanto Partido que Governa, que deveria dar exemplos de “Dialogo”, mostrando aos Países dos Grandes Lagos, de que Angola, actualmente ocupa a Presidência, a sua experiência na resolução aberta e transparente de qualquer conflito, vem usando ao longo dos últimos 13 anos golpes baixos contra o Movimento do Protectorado.



Será que o MPLA não tem capacidade intelectual e visão periférica para um debate aberto e publico com o Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, como estamos a assistir na Escócia e Catalunha, na Inglaterra e na Espanha?



Tal como o MPLA, FNLA e UNITA, se bateram desde os anos 50, 60 e 70 contra o colonialismo Português até a Independência de Angola, o processo Lunda Tchokwe corre os mesmos caminhos, os Angolanos e o MUNDO disso será testemunha.




Finalmente a COMISSÃO DA AUTORIDADE DO PODER TRADICIONAL LUNDA TCHOKWE, vem mesmo á Luanda, para entregar uma Carta familiar ao senhor Presidente José Eduardo dos Santos e na Assembleia Nacional.