terça-feira, 23 de setembro de 2014

SECRETARIO NACIONAL DA JUVENTUDE PATRIÓTICA LUNDA TCHOKWE, TERMINOU EXITOSAMENTE SEMINÁRIO NA LUNDA SUL

SECRETARIO NACIONAL DA JUVENTUDE PATRIÓTICA LUNDA TCHOKWE, TERMINOU EXITOSAMENTE SEMINÁRIO NA LUNDA SUL


Saurimo, 20/09 – Terminou em Saurimo o seminário de Capacitação de Dirigentes e Responsáveis da Juventude Patriótica Lunda Tchokwe, vinha decorrendo desde o dia 17 à 21 do corrente, naquela cidade sob presidência do seu Secretario Nacional Rocha Lunga Umue, coadjuvado pelo Secretario Nacional da Juventude para a Informação e Mobilização Carlos Manuel.



O seminário contou com as presenças de responsáveis da Juventude idos de Menongue, Luena, Lucapa, Dundo, Lubalo, Caungula, Cafunfo, Cuango, Cacolo, Capenda Camulemba e Xámuteba.



Os temas foram; A importância do papel da Juventude na Sociedade Lunda Tchokwe, Liderança e gestão de recursos humanos, História Natural da Nação Lunda Tchokwe entre os vários temas.



Os participantes acolheram com satisfação os temas do seminário e recomendaram continuar com mais seminários em outras cidades; como no Menongue e nos municípios.



Durante o seminário, foi denunciada a campanha de intimidações e perseguições da parte dos Serviços do SINSE/SINFO a membros do movimento do protectorado Lunda Tchokwe, em alguns casos ameaças de morte.



Os participantes reconheceram que a Juventude Lunda Tchokwe, esta perdida; na falta de emprego, na prostituição, falta de escolas e não conhece a verdadeira história do povo e da Nação Lunda Tchokwe, e, comprometeram-se a generalizar uma mobilização massiva dos jovens com seminários e aulas políticas como forma de os despertar sobre a realidade.