segunda-feira, 6 de outubro de 2014

BD REUNIDO COM DIGNITÁRIOS DE AUTORIDADE TRADICIONAL DO POVO LUNDA TCHOKWE

BD REUNIDO COM DIGNITÁRIOS DE AUTORIDADE TRADICIONAL DO POVO LUNDA TCHOKWE



Luanda - O Bloco Democrático (BD) faz comunicar ao povo angolano em geral e ao povo Lunda Tchokwe em particular, que na passada sexta feira, 3 de Outubro, o Secretário-geral (SG) do BD, Filomeno Vieira Lopes, recebeu na sede nacional do partido os dignitários de autoridade tradicional do povo Lunda Tchokwe bem como membros da direcção do Protectorado.

Fonte: BD



O SG ouviu o clamor reivindicativo das entidades e discutiu as questões relativas à violação dos direitos humanos na região.


Em comunicado enviado pelo MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE, a organização do Protectorado fez saber que mais uma vez o Bloco Democrático esteve de coração aberto recebendo com afecto e humildade os dignos convidados que se fizeram presentes à nossa sede nacional do BD. O Bloco Democrático está agradecido pela consideração e reitera que está com o povo Lunda Tchokwe na busca de soluções de irmandade e fraternidade.


Os representantes do poder tradicional que estão em Luanda na tentativa de se encontrarem com o Presidente dos Santos, que não responderam ao pedido de audiência. O Bloco Democrático considera esta atitude do Presidente JES uma falta de consideração por entidades de respeito e que representam todo um povo sofredor.


Os convidados na sede do Bloco Democrático apresentaram os símbolos que traduzem o sentimento da região.


Estiveram presentes por parte das autoridades tradicionais os dignitarios Muananga Capenda Camulemba, Muene Muamalundu e Muene Kamba Ngunji.


Recorde-se que o Bloco Democrático, tem o seu passado histórico no célebre e injustamente extinto partido Frente Para a Democracia (FpD), a FpD foi com coragem e por vários anos um partido que defendeu as causas do povo Lunda Tchokwe, do Povo de Cabinda e de todos quantos em sofrimento acreditavam nas palavras da FpD, hoje Bloco Democrático e sob a direcção de Justino Pinto de Andrade, as vontades continuam as mesmas, libertar o nosso povo do sofrimento. O ADN do Bloco Democrático é a defesa dos direitos humanos.


Recorde-se ainda que o Presidente do Bloco Democrático, voltou há poucos dias a falar com carinho sobre a causa e sofrimento do povo Lunda Tchokwe aos microfones da rádio Voz da América. Deixando assim claro que o BD está de mãos dadas com o povo Lunda Tchokwe na busca de soluções harmoniosas e de dignidade. O BD defende que assim que seja governo fará real os anseios de um país com unidade em autonomias e descentralização e poder local. Um país de paz, estabilidade e onde os vários angolanos podem viver com alegria e dignidade.


O BD entende que só o Dialogo Permanente pode propiciar as bases da harmonia nacional e nunca abdicará pela luta contra a violação dos direitos humanos dos cidadãos.



O Bloco Democrático, apela a toda a sociedade civil angolana, aos jornalistas nacionais e internacionais a dedicaram o máximo de apoio e visibilidade à causa do MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE e à ausência de audiência do Presidente JES aos dignos representantes do povo Lunda Tchokwe.