sábado, 11 de outubro de 2014

DELEGAÇÃO DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO RECEBIDO PELOS DEPUTADOS DA UNITA EM JORNADAS PARLAMENTARES NA LUNDA – SUL

DELEGAÇÃO DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO RECEBIDO PELOS DEPUTADOS DA UNITA EM JORNADAS PARLAMENTARES NA LUNDA – SUL



Membros do Secretariado Regional do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe na Lunda Sul, foram recebidos em audiência pelos Deputados da UNITA que realizaram jornadas Parlamentares em Saurimo, a quem fizeram entrega de uma Carta, solicitando que a Assembleia Nacional faça debates sobre a reivindicação da Autonomia da Nação Lunda Tchokwe e que a 10ª Comissão responda a carta sobre a criação de uma Comissão para investigar assassinatos impunes dos últimos 5 anos no território, como parte da violação dos direitos humanos.



A delegação chefiada por Armando Mutondeno Secretario Regional do Protectorado na Lunda Sul, fez parte o Secretario Municipal de Saurimo; Sr Lito, Secretario Municipal Adjunto Nelito Silvano e o Secretario Regional de Informação e Mobilização.



Raul Danda, Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA fez as honras de receber os membros do Protectorado Lunda Tchokwe, escutar atentamente a questão reivindicativa da Nação Lunda Tchokwe, prometeu fazer chegar a Carta as instâncias superiores da Assembleia Nacional de Angola.



Há cerca de 13 anos que o Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe reivindica por direito legítimo e histórico-natural a Autonomia da Nação Lunda Tchokwe, tal igual a Escócia, Irlanda e País de Gales no Reino Unido, mas que o Governo do regime ocupacionista e colonizador de José Eduardo dos Santos, que saqueia as riquezas do território, tem-se furtado constantemente ao “DIÁLOGO”, com medo de perder o “El Dourado” dos saborosos diamantes da Lunda Tchokwe, só assim pode ser explicado o silencio do Presidente Angolano.



O processo é totalmente pacífico, sem violência em busca de diálogo, sem anarquia, porque razão José Eduardo dos Santos não quer promover o diálogo?



A comunidade internacional, esta atenta a tudo, de que se esta a passar no território da Nação Lunda Tchokwe, se um dia começar haver violência, será sempre da responsabilidade do Presidente José Eduardo dos Santos.