terça-feira, 28 de outubro de 2014

MAIS UM CIDADÃO NACIONAL LUNDA TCHOKWE ENCONTRADO MORTO EM CAFUNFO

MAIS UM CIDADÃO NACIONAL LUNDA TCHOKWE ENCONTRADO MORTO EM CAFUNFO



No pretérito dia 26 do corrente mês do ano em curso, foi encontrado um corpo sem vida  numa sucata de carro na oficina, localizada no Centro Urbano de Cafunfo, próximo da Esquadra  da Policial de guarda Fronteira.



O corpo foi igualmente encontrado com fortes sinais de torturado, o malogrado em vida chamava-se de Txifuchi David, natural do Cuango, nascido no dia 3 de Fevereiro de 1992, filho de David e de Txikenvo Loloji, conforme a fotografia que anexamos.



Há pouco menos dia de 7 dias, foi encontrado um outro cidadão com os mesmos sinais de tortura e enviado num saco plástico, o malogrado Luciano Nelson, isto é dia 19 de Outubro de 2014.



Presume-se que os autores do anterior assassinato, serão os mesmos neste outro acto bárbaro, que a Policia local jamais irá conseguir esclarecer no momento em que decorre em Genebra Suíça a conferência do Alto Comissariado da ONU para os direitos humanos, Angola vai sentar amanha no banco da monitorização daquele organismo.



O que a população do Cafunfo não encontra a resposta é o facto de as mortes estarem acontecerem nas proximidades de unidades policiais sem que estes se apercebam de nada, e pelo facto de a polícia não estar a reagir.



Na semana passada, o Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe entregou um relatório contento mais de 151 vítimas mortais, assassinadas entre 2006 à 2014, nesta região ao Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, bem como a 10ª Comissão da Assembleia Nacional, como consequência de uma sugerencia da carta entregue aos mesmos órgãos do estado Angolano em Agosto último, para a criação de uma Comissão de investigação de tais assassinatos.




Há mais de 10 anos que esta região é endémica em assassinatos cruéis, os autores matérias de tais bárbaros actos, nunca foram julgados nem condenados, este é mais um caso que vai ficar impune como o resto.