quarta-feira, 15 de outubro de 2014

UM RELATÓRIO COM MAIS DE 200 VITIMAS MORTAIS, ASSASSINADOS IMPUNEMENTE NOS ULTIMOS 5 ANOS NA LUNDA TCHOKWE SERÁ ENTREGUE AO GOVERNO ANGOLANO






Uma parte de um relatório com mais de 200 vitimas mortais, assassinados nos últimos 5 anos na Lunda Tchokwe, cujo autores materiais bem identificados, mas que estão impunes, será entregue na próxima semana a 10ª Comissão da Assembleia Nacional e ao Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Drº Rui Jorge Carneiro Mangueira.



O presente relatório surge na sequência da Carta que no passado mês de Agosto, o Movimento do Protectorado endereçou ao Governo Angolano e a Assembleia Nacional, sugerindo a criação de uma “Comissão multidisciplinar para a investigação dos assassinatos impunes ocorridos nos últimos 5 anos no território Lunda Tchokwe”.



Nesta conformidade, o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, em resposta, orientou os órgãos competentes para análise e parecer, emitindo dois ofícios N.º 3427/GMJDH/2014 e o N.º 3727/GMJDH/2014 de 13 e 27 de Agosto respectivamente.



Para o efeito, o relatório em causa vai ajudar os órgãos do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos a compreender a dimensão criminosa do porque se deve urgentemente criar as condições de localização dos autores materiais, e a tomada de medidas pertinentes de acordo com a lei penal.



Sabe-se que estes autores materiais, bem identificados, na sua maioria são agentes da Policia Nacional, elementos das Forças Armadas, Policia de guarda fronteira e agentes de empresas de segurança privadas, pertencentes a GENERAIS ANGOLANOS, na região do Cuango, Cafunfo e Loremo, onde a maior parte dos actos aqui narrados tiveram lugar.



Este relatório será distribuído também para o Alto Comissariado da ONU dos Direitos Humanos em cuja conferência de Monitorização de Angola terá lugar dia 29 de Outubro de 2014 em Genebra, Suíça.



O relatório será publicado online para o conhecimento público e na impressa escrita angolana.



O Núcleo de Estudo da Violência do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, através do Secretariado dos Direitos Fundamentais e Humanos, esta a investigar mais de 1000 casos; as dificuldades prendem-se, sobretudo na identificação destas vítimas, seus verdadeiros nomes, origens ou nacionalidades, tratando-se de uma região com presença de gente de diferentes países e províncias de Angola.



A luta do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, é o “Diálogo” com as autoridades de Luanda para uma Autonomia efectiva sem ambiguidades da Nação Lunda Tchokwe, neste capítulo, há um amplo programa de acções desde o politico ao diplomático com vista ao alcance do objectivo, porque milhões de filhos Tchokwe esta empenhada.




SECRETARIADO EXECUTIVO NACIONAL DO
MOVIMENTO DO PROTECTORADO

LUNDA TCHOKWE