quinta-feira, 20 de novembro de 2014

LUNDA-SUL PRECISA DE UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA COM URGÊNCIA

LUNDA-SUL PRECISA DE UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA COM URGÊNCIA



A cidade de Saurimo, antiga capital regional, do distrito da Lunda, era uma cidade pequena, havia sido projectado para 120 000 colonos portugueses, ligados a administração. A vila de Saurimo ou Saulimbo, passou a categoria de cidade nos anos 50, os serviços médicos tem lugar no período 1960 á 1970, altura que foi construído o Hospital regional.


De acordo com um professor do Instituto Médio de Saúde da Lunda-Sul, que pediu anonimato, “ a falta de vontade política e interesse por parte do governo angolano sobre as populações Lunda Tchokwe, aqui só existe o interesse pelas riquezas, eu mesmo sinto muita vergonha quando abordamos com meus colegas do Partido MPLA, a questão do desenvolvimento da região, logo te dizem camarada não fala essas coisas, vivemos a vigiar todos os dias o que faz a UNITA, o que faz o PRS em vez de nos preocuparmos com questões que, dizem respeito a todos, sobretudo as morte diárias aqui na nossa cidade”, concluiu…


Em 2011, no que se chamou Presidência aberta ou fingimento, o ditador José Eduardo dos Santos, prometeu na cidade de Menongue, mudar o quadro da região com a implementação de projectos sociais na saúde e na educação, prometeu água potável para todos, o Presidente ditador criticou as forças que queriam dividir e perigar a unidade da nação no seu conjunto, em referência ao Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, que reivindica AUTONOMIA, um direito legitimo histórico-natural do povo e da Nação Lunda Tchokwe.


Este mesmo presidente ditador que agora vai gerir cerca de 19 biliões de dólares do OGE de forma unipessoal, prometeu durante a campanha eleitoral de 2008, em Agosto daquele ano, aqui na cidade de Saurimo que iria colocar os melhores filhos e quadros altamente capacitados para desenvolver a região do território Lunda Tchokwe; Kuando Kubango, Moxico e o antigo distrito da Lunda, que compreende Lunda Sul e Norte.


O presidente ditador Angolano, não conhece a realidade do imenso território, incluindo a Nação Lunda Tchokwe que governa há 39 anos.


É totalmente impossível conhecer uma realidade em duas horas de visita a uma localidade, muito menos quando essa visita só acontece de 5 em 5 anos, nunca vimos José Eduardo dos Santos a permanecer numa província por 24 horas, para não falarmos em 48 horas, ou a visitar, por incrível alguma comuna do interior ou da Angola profunda, onde a miséria faz morada.


Esse mesmo presidente ditador, disse em Março de 2012 no Dundo, durante a campanha eleitoral, que os diamante da Lunda não serviam para nada, nem para a construção da estrada entre Xá Muteba até o Dundo ou até o Luena, mas Catoca e outros projectos Mineiros dentro do Território Lunda Tchokwe produzem 8 milhões de quilates anuais, por isso é que Angola erradamente foi eleita na China durante a Reunião do Processo Kimberley para a presidência da mesma.


Os senhores Generais das FAA, compraram Aviões, construíram mações, tem avultados somas em dólares nos Bancos no estrangeiro, são donos de frotas de camiões, donos de Clínicas de Primeira Classe em Luanda, donos de Universidades Privadas em Luanda, donos de Supermercados ou Hipermercados em Luanda, esse dinheiro veio do saque dos diamantes da Nação Lunda Tchokwe, porque com enxadas se cava o diamante mas o petróleo é preciso tecnologia de ponta, o peixe do mar é preciso barcos potentes, a banana não compra aviões…


Se nos roubam as riquezas, que nos deixem pelos com saúde, construindo Hospitais em troca de tanto dinheiro que é levado da Nação Lunda Tchokwe…


Ontem reportamos mais de 17 óbitos na cidade de Saurimo, aqueles que tivemos acesso, esse número deve ser mais, as causas parecem as mesmas que reportamos no artigo anterior.


O Auxiliar do Presidente da Republica, Ministro da Saúde, Dr José Van-Dunem, deveria deslocar para a LUNDA – SUL sem delegar ninguém, e aqui permanecer 72 horas, para radiografar o seu sector nesta localidade.


Senhor Ministro da Saúde, quando será construído algum hospital de referência na Lunda Tchokwe?


Um Hospital de referência na LUNDA-SUL, equipado tecnicamente, se não tivermos especialistas locais, vamos buscá-lo na China, no Brasil, em Cuba e Portugal com que Angola tem estratégias conforme o discurso do Presidente ditador na Assembleia Nacional o ano passado.


Com 100.000.000,00 cem milhões de dólares, pode se construir um Hospitalzinho de referência naquela região, com fundos partilhados ou comparticipadas entre o Fundo Soberano, dos 19 biliões do OGE, Catoca e outros projectos mineiros. Este hospital não serviria somente a Lunda-Sul, o Moxico, o Cuando Cubango, a Lunda – Norte, até inclusive populações vizinhas da RDC e a Zâmbia.


A cidade de Saurimo cresceu muito, há razões justificadas para se construir um Hospital de referência, nem que o próprio povo comparticipe com alguma coisa…


Os citadinos de Saurimo são de opinião, as de que se deve construir um Hospital na Lunda Sul com todas as especialidades, devido a demanda da procura dos serviços especiais de saúde, a própria Catoca gasta muito dinheiro evacuando seus trabalhadores para Luanda em tratamentos médicos, quando podiam fazê-lo aqui mesmo se existissem condições.


Esses populares vão ainda mais longe, perguntam se na realidade existe tal desenvolvimento que é propalado a partir de Luanda para o mundo inteiro?


Por fim queremos convidar deputados do MPLA a visitarem o sector da saúde da Lunda Sul antes do ano acabar…


Voltamos ao assunto na próxima edição…



Por Ngongo Manuel em Saurimo