quarta-feira, 5 de novembro de 2014

SG DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE ENTREVISTADO PELA RADIO DA ONU EM GENEBRA SUIÇA

SG DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE ENTREVISTADO PELA RADIO DA ONU EM GENEBRA SUIÇA




O Secretario Geral do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, que participou da conferência do Alto Comissariado da ONU sobre os Direitos Humanos, do Mecanismo Revisão Periódico sobre as violações aos direitos humanos em Angola, foi entrevistado durante 30 minutos pela Rádio da ONU em Genebra esta semana, dia 3 de Novembro de 2014.



Durante trinta minutos, o SG sr Júnior Betinho, disse a rádio da ONU que o povo Lunda Tchokwe, esta a reivindicar o seu direito legitimo, que a nossa acção é pacifica e assim continuará até que o Presidente da Republica de Angola se pronuncie sobre a “Questão da Lunda a sua Autonomia”, disse , “não há razões de o governo angolano temer com a Autonomia da Nação Lunda Tchokwe”.



Júnior, disse que não era intenção do Movimento partir para o exterior, e divulgar a sua luta reivindicativa se as autoridades de Luanda flexibilização o “Dialogo”, mostrando a boa vontade de conversar como irmãos que somos, filhos da mãe África.



Por outro lado, o SG do Movimento Lunda Tchokwe, continua com actividades diplomáticas pela Europa, e, pediu a ONU a exercer a sua influência ao Presidente José Eduardo dos Santos para promover o diálogo com a Nação Lunda tchokwe.



Respondendo a uma pergunta, se depois da Autonomia, não irão reivindicar independência; esclareceu, “teríamos hoje reivindicado essa independência, se não o fizemos, é porque queremos estar para sempre junto de Angola, veja o exemplo da Escócia, Irlanda do Norte e o País de Gales no Reino Unido”.



ENCONTRO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS



Júnior Betinho, reuniu-se esta terça feira 4 de Novembro de 2014 com estudantes Universitários Suíços que queriam saber mais sobre a historia da Lunda Tchokwe, a presença Portuguesa e os tratados de Protectorados pelo que o Movimento reivindica.



A actividade teve lugar na casa da Associação da Amizade na capital Genebra.



Esta acção enquadra-se na diplomacia da divulgação a comunidade internacional, aos académicos da realidade histórica do povo Lunda tchokwe, como ponto de partida, visa também esclarecer quaisquer manobras de confundir a opinião pública internacional, de que o povo Lunda Tchokwe esta a dividir Angola.



Encontro do género, teve lugar com alguns líderes de Igrejas evangélicas sediadas em Genebra.



Por Muimbo em Genebra