quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

INCIDENTE EM CAFUNFO ENVOLVENDO A POLICIA NACIONAL E MEMBROS DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE

INCIDENTE EM CAFUNFO ENVOLVENDO A POLICIA NACIONAL E MEMBROS DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE




Por causa de uma T-Shirt com os dizeres “I LOVE LUNDA TCHOKWE”, do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, a Policia de Cafunfo prendeu o cidadão Domingos Coqueiro Secretario Adjunto das Finanças do Secretariado Regional do Protectorado em Cafunfo, por volta das 16 horas do dia 14de Janeiro de 2015, tudo porque estava vestido com o referido T-Shirt e o levaram para a Unidade Policial.



Na Unidade Policial, Domingos Coqueiro o acusaram de ser responsável que tem estado a colar panfletos com propaganda do Movimento e imagens do Presidente José Mateus Zecamutchima.



A reacção da população falou mais alto, que espontaneamente se reuniram com uma moldura de gente numa manifestação diante da Unidade da Policia exigindo a libertação do cidadão. O simples facto de usar uma camisola na via publica com os dizeres do Movimento não significa crime.



A policia Nacional no Cafunfo, depois de alguma resistência da população e dos membros do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, duas horas de conversa, o nosso membro foi posto em liberdade, isto é entre 16 horas as 18 horas.



De lembrar que a questão da reivindicação da Autonomia da Nação Lunda Tchokwe, um direito legitimo, histórico natural e divino, a sua solução depende do pronunciamento do senhor José Eduardo dos Santos, Presidente do MPLA e da Republica de Angola, de acordo com a 10ª Comissão da Assembleia Nacional, em reunião com uma Delegação do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe que teve lugar em Novembro de 2014 na Assembleia Nacional em Luanda.




O Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, vai continuar a sua luta imparável até o alcance dos objectivos pregonizados “AUTONOMIA”, não nos interessa as ameaças, perseguições, mortes, prisões arbitrárias ou outras formas, que o regime ditatorial e colonialista da Lunda venha a tomar contra o nosso povo.