quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

ANGOLA EXTRAIU QUASE 10 MILHÕES DE QUILATES DE DIAMANTES EM 2014

ANGOLA EXTRAIU QUASE 10 MILHÕES DE QUILATES DE DIAMANTES EM 2014




A extração de diamantes em Angola rendeu mais de 1,6 mil milhões de dólares em 2014, em quase dez milhões de quilates, indicam dados do Ministério da Geologia e Minas a que a Lusa teve hoje acesso.



Os números, ainda provisórios, dividem a produção total entre as componente industrial, de exportação, e a artesanal, em que pequenos garimpeiros são autorizados, sob licença do Estado, a fazer a extração.



Do total da extração angolana, 8,75 milhões de quilates da produção industrial seguiram para exportação, num volume global de 1,308 mil milhões de dólares (1,15 mil milhões de euros). Cada quilate (equivalente a 0,2 gramas) destes diamantes foi vendido, em termos médios, a cerca de 150 dólares (132,5 euros).



Já a atividade artesanal, de acordo com os mesmos dados do Ministério da Geologia e Minas, garantiu em 2014 uma produção global de 934.506 quilates, que por sua vez renderam 332.202.648 dólares (293,6 milhões de euros).



Cada quilate de produção artesanal rendeu 355 dólares (313,8 euros) no ano passado.



Depois do petróleo, os diamantes são a principal fonte de receita em Angola, sendo o país o quinto maior produtor mundial de diamantes.



A produção angolana representa 8,1% do valor global mundial e a mina de Catoca, no interior norte de Angola, é a quarta maior do género no mundo.



O administrador da concessionária diamantífera angolana Endiama assumiu em janeiro que está para breve a descoberta no país de uma nova mina de diamantes de grande dimensão, face aos resultados dos estudos já realizados.



Segundo o presidente do conselho de administração da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), Carlos Sumbula, estão em curso em Angola estudos de prospeção de kimberlitos (campos com uma espécie de rocha magmática com diamantes) e aluviões, em conjunto com outros parceiros.



"Podemos dizer que os indícios que estamos a encontrar indicam que acabaremos por descobrir uma mina importante", disse o presidente do conselho de administração.



Carlos Sumbula acrescentou que os estudos já realizados, em conjunto com parceiros da Endiama, concluíram que os kimberlitos mineralizados e os diamantes explorados ao longo dos últimos cem anos - a exploração iniciou-se ainda no período colonial português - representam apenas uma pequena parte do potencial do país.



"A certeza de descobrir uma mina importante é cada vez maior, quando olhamos para o estudo que a Endiama fez com o Alrosa que demonstrou que o subsolo angolano tem kimberlitos importantes e bem mineralizados", sublinhou.



A Endiama assinou em 2013 um acordo com a empresa russa Alrosa, para prospeção de diamantes em Angola, tendo em conta estimativas iniciais que apontam para que apenas 10% das reservas angolanas são conhecidas.



Lusa, em Notícias ao Minuto