segunda-feira, 22 de junho de 2015

DENÚNCIA: TENTATIVA PARA ASSASSINAR O PRESIDENTE DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE, JOSÉ MATEUS ZECAMUTCHIMA

DENÚNCIA: TENTATIVA PARA ASSASSINAR O PRESIDENTE DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE, JOSÉ MATEUS ZECAMUTCHIMA




Diferentes fontes que pediram anonimato afectas aos serviços secretos do regime ditatorial e colonizador da Lunda Tchokwe, SINSE/SINFO, SIE e SISM da Casa Militar da Presidência da República de Angola confirmam com denúncias, de tentativa de assassinar José Mateus Zecamutchima Presidente do Protectorado em um plano que foi gizado em 2013, quando a Casa Civil da mesma Presidência havia endereçada uma carta com ameaças de combater o movimento que reivindica por direito legítimo, histórico natural a Autonomia da Lunda (Kuando Kubango, Moxico, Lunda Norte e Sul).



Em reunião operacional realizada no inicio deste mês, sob orientação da hierarquia superior da segurança Presidêncial, foi reforçada o plano, e, distribuida várias fotografias de José Mateus Zecamutchima a vários grupos que actuam sobretudo em areas ou zonas de Luanda onde habitam nacionais Lunda Tchokwe, ou seja bairros habitados por Tchokwes, Benfica, Morro Bento, Rocha Pinto, Catinton, Popular, Estalagem, Martires do Kifangondo, Prenda e a Maianga por completo.



Os operacionais do SINSE/SINFO, SIE e SISM, com as fotografias de Zecamutchima, a situação torna-se mais perigosa ainda, quando passaram este final de semana no Rocha Pinto, a indagarem as pessoas se conheciam o cidadão na fotografia, porque o Governo quer diálogar com ele, o dialogo não se faz com a procura da pessoa com a sua fotografia, aqui é tentativa para assassinar.



A Direcção do Movimento do Protectorado, sabe que para além de Luanda, Zecamutchima esta sendo procurado também em todo o território da Nação Lunda Tchokwe, temos também os nomes dos agentes involvidos  nesta operação que aqui, não podemos publicar.



Fontes de bastidores, dizem que, a Presidência da Republica terá colocado a disposição avultadas somas em dinheiro de premio para quem “Degolar” a cabeça de Zecamutchima ou o fazerem desaparecer; planos de envenenamento, assaltos ou atropelamento e raptos, etc, etc,.. constam da lista de possíveis formas de eliminação fisica do Presidente do Movimento Lunda Tchokwe.



Aliás, as denúncias sobre tentativa da eliminação fisica de Zecamutchima, datam desde Agosto de 2013, a sociedade mantém indiferente, esperando que acontença o inesperado, as condenações posteriores não ressuscitam ninguém, exemplos de Kassule, Alves Kamulingue e GANGA.



A Presidência da República de Angola, não precisa de usar operacionais do SINSE/SINFO, SIE e SISM para procurar a entidade maxíma do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, porque nunca nos escondemos, razão porque fazemos entrevistas a Revistas e Jornais, assim como nas emissoras rádios.



A European Free Alliance, um agrupamento de mais de 45 Partidos da União Europeia em Maio último endereçaram uma Carta ao Presidente José Eduardo dos Santos, a exigir dele, o fim a violação aos direitos Humanos e o restabelecimento da Autonomia da Lunda de forma pacifica para servir de exemplo ao resto de Africa e a Europa, é este Presidente que diante de tudo isso, ainda permite que SINSE/SINFO, SIE e SISM continue a perseguir os representantes do Movimento?



Apelamos a Comunidade Nacional e Internacional, a ONU, a União Europeia, União Africana, as Organizações de Defesa dos Direitos Humanos Nacionais AJPD, Associação Mãos Livres, Open Society, Construindo Comunidades, OMUNGA, a Amnistia Internacional, HRW e outras instituições de defesa a vida, para apelar ao plano maquiavelico do regime ditatorial angolano.