quarta-feira, 3 de junho de 2015

EM ENTREVISTA A REVISTA FIGURAS E NEGOCIOS, ZECAMUTCHIMA REAFIRMA A LUTA PELA AUTONOMIA LUNDA TCHOKWE

EM ENTREVISTA A REVISTA FIGURAS E NEGOCIOS, ZECAMUTCHIMA REAFIRMA A LUTA PELA AUTONOMIA LUNDA TCHOKWE



Numa extensa entrevista concedida na revista Figuras e Negócios, em paginas abertas do numero 161 de Maio de 2015, José Mateus Zecamutchima, Presidente do Protectorado Lunda Tchokwe, descreve o caminho percorrido pelo movimento para se afirmar dentro do processo politico Angolano.



A Revista estampa em letras garrafáis o titulo “PELA AUTONOMIA DA LUNDA VOU ATÉ AO CAIXÃO”,  e descreve o seguinte na introdução:



José Mateus Zecamutchima é o Presidente do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe que há sensivelmente 13 anos reivindica a autonomia administrativa e financeira das quatro provincias que integram o reino Lunda (Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte), ou seja 8 milhões de habitantes de acordo com dados do último Censo Nacional.



Uma pretensão que Zecamutchima diz já ter  feito chegar ao Presidente José Eduardo dos Santos, mas sem resposta. Resposta negativa recebeu sim o do Parlamento Nacional (Comissão das Relações Exteriores no mês de Abril 2015), numa acção que Zecamutchima não concorda.



Em Página Aberta, ele fala da implantação do Movimento nas Províncias, dos vários casos que enfrenta na justiça e jura que levará até ao “caixão o desejo da autonomia da Lunda”.



Na véspera da entrevista, José Mateus Zecamutchima e sua delegação tinham sido recebidos pelo representante do Secretario Geral da ONU em Angola. Ingredientes suficientes para este processo ter pernas para andar? – conclui a introdução da Revista Figuras e Negócios, agora nas Bancas e nas ruas de Luanda.