quarta-feira, 5 de agosto de 2015

DECORRERAM NA LUNDA SUL SEMINÁRIOS METODOLOGICOS COM DIRIGENTES REGIONAIS DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO

DECORRERAM NA LUNDA SUL SEMINÁRIOS METODOLOGICOS COM DIRIGENTES REGIONAIS DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO

Uma serie de seminários metodologicos tiveram lugar na cidade de Saurimo, dirigidas a Dirigentes Regionais do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe; reforço a capacitação em temas como líderança, formas de mobilização, organização e disciplina com os pilares  do bem desempenho foram ministrados ao longo da semana finda.



Os trabalhos foram orientados pelo Secretario Nacional de Informação e Mobilização, que esteve também envolvido em reuniões organizativas com os núcleos da periferia do Movimento em Saurimo; os Bairro Luavuri, Catembe, Sambukila, Tchizainga estiveram na mira destes encontros.



De acordo com o Secretario da Informação e Mobilização Sr. Domingos Henrique Samujaia, “em Saurimo o Movimento cresceu, o dia a dia da cidade é mancomunado com o ideial autonomista, as pessoas agora falam mais a vontade do que no passado”, referiu que a UMULE e a Juventude Patriotica cresceram, um sinal bastante positivo.



Domingos Samujaia, aproveitou a sua estadia na Lunda Sul, e, reuniu-se com alguns dirigentes de Partidos Politicos da Oposição Angolana, aquem informou os principios de que defende o Movimento; AUTONOMIA, por via pacifico, desmentindo assim rumores dos senhores Deputados do MPLA que continuam a mentir o povo Lunda Tchokwe, de que o movimento tem tropas, vai fazer guerra e trazer desgraça. Reuniu também alguns líderes de algumas Igreja sedeadas na cidade de Saurimo e com algumas autoridades do Poder Tradicional.



Samujaia, informou aos seus interlocutores sobre os últimos acontecimentos e avanços nas actividades do Movimentos; Entrevista do Presidente do Protectorado Eng.º José Zecamutchima a Revista Figuras e Negócios N.º 161 de Maio de 2015, na rubrica Pagina Aberta , falou também da carta vinda da EUROPEAN FREE ALLIANCE, uma agrupação de 45 Partidos da União Europeia para o Presidente José Eduardo dos Santos, onde lhe é exigida, fim com as violações aos Direitos Humanos e o restabelecimento da Autonomia como um direito legitimo do Povo Lunda Tchokwe.



Samujaia, informou também, que mais de 174 cidadãos Lunda Tchokwe rusgados no passado mês de Junho último na localidade de Bala Bala, Cafunfo que o governo angolano até a data não explica o paradeiro dos mesmo, “nós, pensamos que estes nossos camaradas, estão mortos , já fizemos muita denúncia, desafiamos o governo para que apresentasse essas pessoas via TPA ou RNA, nada até hoje”, concluiu quando perguntado se tinha alguma ideia, do paradeiro deles.



No final dos trabalhos, Domingos Samujaia, disse ao Blog do Protectorado Lunda Tchokwe que a Presidência do Movimento vai fazer entregar nos próximos dias, mais uma vez um dossier denominado “DIÁLOGO”, ao Presidente José Eduardo dos Santos, não revelou os detalhes do dossier.



Por Ngongo Manuel em Saurimo