quarta-feira, 11 de novembro de 2015

CATALUNHA APROVA RESOLUÇÃO HISTÓRICA PARA A INDEPENDÊNCIA DA ESPANHA

CATALUNHA APROVA RESOLUÇÃO HISTÓRICA PARA A INDEPENDÊNCIA DA ESPANHA

Presidente Mariano Rajoy já se pronunciou sobre o assunto




O Parlamento da Catalunha AGENCIAS.- na segunda-feira aprovou uma resolução sem precedentes de declarar o lançamento de um processo de secessão de Espanha, a fim de proclamar uma república independente em 2017, o mais tardar.

A resposta de Madrid foi imediata. Em uma hora, o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy apareceu publicamente e anunciou um recurso para o Tribunal Constitucional de invalidar o texto e a convocação de um Conselho extraordinário de Ministros na quarta-feira.

"Vou pedir a imediata suspensão desta iniciativa e todos os seus efeitos", disse Rajoy, que em 20 de dezembro uma nova legislatura é jogado no poder nas eleições legislativas em que a questão catalã antecipa fundamental.

Portanto, o Chefe de Governo nos dias procurou o apoio dos grandes partidos espanhóis, a grande maioria, deu a sua aprovação para introduzir este recurso para refrear as aspirações de independência.

Estes objectivos reflectem-se na resolução aprovada na segunda-feira com o apoio de 72 dos 135 deputados do parlamento regional: Iniciar "o processo de criação do Estado catalão", que "não estão sujeitos às decisões do Estado espanhol".

Com este texto, "começamos um novo estado", disse o deputado Raul Romeva, coalizão cruzada independência Together for sim, o presidente Artur Mas funções.

Após as eleições regionais em 27 de Setembro obtidos 62 deputados, com 10 assentos conquistados pelo pró-independência de esquerda da CUP, que serviu para aprovar este "ato de ruptura", nas palavras do vice de Anna Gabriel CUP .

A resolução também inclui uma chamada para renegociar a montanha de dívida do governo e imediatamente começar a construir uma administração fiscal independente.

"É o maior desafio que tive sobre a democracia nos últimos 30 anos", disse o líder da oposição Ines Arrimadas, o centroliberal Citizens Parte. "Isto tem tão pouco sentido de que eles não têm sido capazes de convencer a maioria dos catalães", acrescentou.

Independência ganhou apenas 48% dos votos nas eleições, apresentada como um plebiscito sobre a secessão diante da oposição do governo espanhol de Mariano Rajoy para conceder um referendo sobre esta região do Mediterrâneo.

Esta recusa levou o governo a impulsionar Mas,  9 de novembro de 2014, apenas um ano atrás, uma consulta simbólica em que 1,9 milhões de pessoas foram posicionados para a independência, mesmo que o voto foi proibido pelo Tribunal Constitucional.

Esta desobediência ao Tribunal Constitucional iminente habitual durante este processo que deverá culminar em 2017 com um referendo para aprovar a nova constituição do país.

"A resolução se aplica se você diz que o Tribunal Constitucional", disse à AFP o vice-Pere Aragonés independência.

A partir de Madrid, Rajoy foi "decidido a usar todos os meios que o Estado de direito tenha sido disponibilizado de democracia para defender a democracia em si".

Para fazê-lo recentemente aprovada uma reforma do Supremo Tribunal de desqualificar os líderes que desobedecem suas sentenças e durante semanas levanta a possibilidade de suspender a autonomia catalã.

"A Catalunha tem o maior orçamento regional de Espanha e mais poderes do que qualquer outra região na Europa. Você está colocando tudo em risco, em um ato irresponsável ", disse o líder de sua formação catalã, Xavier García Albiol.

Esta declaração termina uma escalada de tensão entre Barcelona e Madrid desde 2010, quando as habilidades do tribunal em grande parte cortadas adquirido em uma charter regional do 2006, frustrando as aspirações de maior auto-governo em Espanha.

A independência antes minoria cresceu exponencialmente na sombra da crise económica nesta região de 7,5 milhões de habitantes e um quinto da riqueza espanhola.

Depois de anos exigindo um referendo unilateralmente escolheu para avançar em um processo que, no entanto, pode entrar em colapso por diferenças ideológicas na independência da mama.


Seis semanas após as eleições, a região continua sem governo pela rejeição da CUP para apoiar o presidente liberal Artur Mas. Se nenhum acordo antes de 09 de janeiro, convocará novas eleições e secessão poderia permanecer um mero projecto.