sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ESTA DESAPARECIDA HÁ MAIS DE 8 DIAS CIDADÃ NACIONAL LUNDA TCHOKWE NO MUNICIPIO DE CAPENDA CAMULEMBA

ESTA DESAPARECIDA HÁ MAIS DE 8 DIAS CIDADà NACIONAL LUNDA TCHOKWE NO MUNICIPIO DE CAPENDA CAMULEMBA


De acordo com relatos famíliares, a senhora Muandoze Txiconde de 50 anos de idade,  desapareceu na passada sexta-feira, dia 13 de Novembro de 2015, no Bairro Hondez cerca de 6 Km da sede do Municipio de Capenda Camulemba.


Naquele fadidigo dia, a senhora Muandoze, na companhia de outras senhoras, de costume, partiram para a lavoura, no meio do matagal, cada uma dirigiu-se a sua lavra, que normalmente acontece entre as 7 horas as 14 ou 15 horas quando a maioria regressa a casa, não podia ser diferente.


Depois da lavoura, esta partiu de regresso para o Bairro, devia ser 11 horas,  foi mais ou menos a altura que as primeiras testemunhas deparam na via os pertences da senhora Muandoze, ou seja a sua bacia com mandioca e outros produtos no meio da estrada, mas sem rastro.


Podia ser que a senhora deslocara na mata para necessidades fisiológicas, ao que gritaram o nome da mesma, mas que não obtiveram resultado, passo a seguir ignoraram e continuaram a viagem para o Bairro.


Posteriormente outras testemunhas que iam passando, nem por isso se preocuparam com aquela bacia deixada no meio da estrada e sem a proprietária. Já por volta das 14 horas, começa a preocupação, o número de pessoas por ai passaram e encontraram a bacia e os pertence já era superior e a palavra foi passando de boca a boca até chegar aos ouvido dos seus familiares que desde o dia 13 de Novembro até hoje, vasculharam a região sem sinal da senhora Muandoze viva ou morta.



O marido e o único filho da senhora, tudo tem estado a fazer, não há sinal. Mais de 8 dias do desaparecimento, só pode estar morta e enterrada algures.


Como é sabido, a região de Capenda Camulemba, faz parte da zona endemica de assassinados impunes, tal igual a localidade do Cuango e Cafunfo. Mais uma vitima  de mulheres assassinadas na Lunda.



Por Fiel Muaku