segunda-feira, 9 de novembro de 2015

SEGURANÇA DA ALFA5 AO SERVIÇO DA COOPERAÇÃO MUTEBA ASSASSINA CIDADÃO LUNDA TCHOKWE E FER OUTROS QUATRO ELEMENTOS NA AREA DE GARRIMPO NO CUANGO XÁ MUTEBA


SEGURANÇA DA ALFA5 AO SERVIÇO DA COOPERAÇÃO MUTEBA ASSASSINA CIDADÃO LUNDA TCHOKWE E FER OUTROS QUATRO ELEMENTOS NA AREA DE GARRIMPO NO CUANGO XÁ MUTEBA

 


A Cooperação Muteba, Lda, é uma empresa pertencente ao cidadão Adolfo Muteba, que faz exploração artesanal de diamantes no perimetro da localidade do Cuango e Xá-Muteba, cujo produção é, de acordo com fontes, canalizada em sociedade ou venda exclussiva para o filho do Presidente José Eduardo dos Santos, trata-se do Zenú dos Santos o Presidente do Fundo Soberano de Angola.

 

 A Cooperação Muteba, do Sr Adolfo Muteba, usa mão de obra barata no que diz respeito a tatica utilizada de exploração artesanal, ou seja, contrata semanalmente elementos desempregados, ditos garimpeiros, que recebem pelo trabalho de escavação e lavagem do cascalho cerca de 3.000,00 mil Kuanzas por semana, segundo apuramos, dinheiro dado ao vivo.

 


A semana de 2 à 7 de Novembro de 2015, não fugiu a regra utilizada pelo Sr Adolfo Muteba, contratou os garimpeiros que, como é costume trabalharam, esperavam o pagamento deste, desde o dia 4, 5 e 6, o que não aconteceu. O grupo decidiu cobrar o que o Sr Muteba lhes tinha como divida, dirigiram-se no sector, exactamente na fronteira entre o Municipio de Xá Muteba e Cuango, local da exploração artesanal.

 

Lembramos que a Cooperação Muteba, Lda, como é conhecida a firma do Sr Muteba, tem como Segurança, Agentes pertencentes a Empresa ALFA5, de que o segurança da mesma que se encontrava de serviço,  sem meias medidas disparou contra os reivindicantes, tento atingido mortalmente o cidadão PAULINO MANUEL ADOLFO, de 17 anos de idade, natural do Cuango, atingiu na vista esquerda o cidadão José Pascoal Tximuanga, Zeca Daniel de 29 anos de idade, natural do Luba, na Cabeça, Manuel Sakalalika tc TANJA de 26 anos de idade, natural do Cuango na cabeça  e também o cidadão Pedro Kiluange de 26 anos de idade, natural de Capenda Camulemba.

 

O Corpo do Malogrado Paulino Manuel Adolfo, foi transportado para a morgue do Cafunfo pelos agentes do ALFA5, mas o hospital esta cercado pela Policia de Intervenção Rápida – PIR que não estão a permitir o acesso na morgure dos familiares e amigos do falecido.

 

Mais estranho ainda, é a convocatória que o Administrador do Xá Muteba, fez aos familiares do malogrado Paulino Manuel Adolfo, tento os ameaçado para não darem declarações públicas e muito menos para a imprensa, o que esta a provocar fortes suspeitas, de que o negócio é na realidade pertença a filho do Presidente José Edaurdo dos Santos, o sr Zenú dos Santos, razão porque a Policia da PIR e a Administração do governo esta tão empenhado a ocultar os factos ocorridos.

 

Sabes que os feridos, não foram assistidos pelo Hospital e o centro médico do Cafunfo, alegando ordens superiores de não os atenderem. Neste momento, os cidadãos José Pascoal Tximuanga, Zeca Daniel, Manuel Sakalalika Tanja e Pedro Kiluange, encontram-se em tratamentos caseiros sem condições, o que poderá piorar os seus estados de saúde.

 

A Cooperação Muteba, Lda, teve outro caso no mês de Agosto de 2015, na mesma localidade, tento os agentes da ALFA5, naquela altura atingido os cidadãos Armando Fonseca, de 36 anos de idade natural de Capenda Camulemba e o cidadão Pires António, de 39 anos de idade, natural de Saurimo, que Adolfo Muteba, não assistiu medicamentosamente, nem se quer deu indemnização.

 

Em Junho de 2014, mais de 20 cidadãos nacionais Lunda Tchokwe encontraram a morte na localidade do Cuango, pela mesma empresa Cooperação Muteba, naquele mesmo a Policia Nacional do Comando do Cuango e Xá Muteba, estiveram do lado do Adolfo Muteba e do Sr Zenú dos Santos. Deputados da CASA-CE, PRS e outras forças politicas, juntaram a sua voz, mas os poderes do regime Angolano manteve-se calado até hoje, tal igual o desaparecimento de mais de 174 cidadãos no passado mês de Junho de 2015.

 

Populares no Cafunfo, Cuango, Xá Muteba e Caungula, questionam os poderes que o cidadão Adolfo Muteba tem acima das autoridades competentes do governo de Angola, que assistem aos assassinatos e nada faz, pois em 2014, a mesma Cooperação Muteba, Lda, no “RINGUE” em Cafunfo, atingiram mortalmente e em pleno dia um Agente da Policia de Intervenção Rápida, sem nenhuma reação das autoridades do Governo...