terça-feira, 26 de janeiro de 2016

COREN DÚ FILHO DE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS ENVIADO PARA FALAR COM AUTORIDADE DO PODER TRADICIONAL SOBRE A HISTORIA DO REINADO LUNDA TCHOKWE

COREN DÚ FILHO DE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS ENVIADO PARA FALAR COM AUTORIDADE DO PODER TRADICIONAL SOBRE A HISTORIA DO REINADO LUNDA TCHOKWE



Saurimo, 23/01 - Coréon Dú  ou José Eduardo Paulino dos Santos, mais conhecido pelo nome artístico de Coréon Dú, é cantor, director criativo e produtor angolano, é filho de José Eduardo dos Santos o Presidente de Angola,  nascido no dia 28 de Setembro de 1984, a caminho de  32 anos de idade, esteve na cidade de Saurimo onde reuniu com algumas autoridades do Poder Tradicional, para saber destes, os detalhes sobre o Reinado Lunda Tchokwe.




De acordo com a fonte, Coren Dú, teve  encontros com os Muatchissengue Watembos, o Rei e o Vice Rei e com outras figuras; Mwalukessa Mwatchikwata ou simplesmente Thumba Kalunga, na presença de algumas outras figuras. Coren Dú, inteirou-se do Processo do Protectorado Lunda Tchokwe. Não sabemos quais foram as verdadeiras intenções ou motivações do filho do Presidente José Eduardo dos Santos,  nas questões ligadas a história e o reinado Lunda Tchokwe.



Fonte que acompanhou o encontro, disse que; Coren Dú terá recebido algumas ESTATUETAS, para o seu programa musico cultural. Será só isso? Estranhas ligações. Será desta vez que o senhor Coren Dú vai produzir mais um filme sobre a Lueji Akonda?..



Em Agosto de 2015, Mwalukessa Mwatchikwata, fez parte de uma Delegação do Governo da Lunda – Sul e a empresa CATOCA sob Direcção da ALROSA, viajou para Moscovo para dar sua assinatura testemunhal do alargamento da empresa Russa na exploração do Kimberlite de Catoca e outros projectos mineiros na Lunda Tchokwe. Muatchissengue Watembo, o Rei já havia sido recebido no Palácio Presidencial em Luanda pelo Presidente José Eduardo dos Santos, o ex-governador do Kuando Kubango Higinio Carneiro agora em Luanda, em 2015 na inauguração do Monumento ao Muene Vunungue fez as mesma honras, convidando as mesmas figuras.


Mwalukessa Mwatchikwata ou simplesmente Thumba Kalunga, numa carta enviada as autoridades da Secreta Angola (SINSE/SINFO) em Maio de 2013, dizia ele que; “estava investido no poder de autoridade tradicional, por sucessão na linhagem que é a família real Thumba Kalunga, conservadores da cultura e da religião do povo Lunda Tchokwe”, mais adiante dizia que; “era parceiro do Governo representando a sociedade tradicional tal como as Igrejas e as escolas”.


Diziam a carta que temos vindo a citar em nossa posse, “que como parceiro do Governo Angolano, tem desempenhado o seu papel participando nas diferentes efemérides locais e comemorações organizadas e realizadas pelo governo local”. Dizia mais adiante ser um “pacifista que tem procurado acalmar os ânimos da Juventude face ao MOVIMENTO DO PROTECTORADO já conhecido, impedindo a progressão de arruaças nesta região ( LUNDA TCHOKWE)”, e assume publicamente, que sua família é a dona dos Protectorados da Lunda, enquanto herança dos seus bisavô, seria ele como substituto nato, para ele o diálogo seria com Portugal, Angola de José Eduardo dos Santos ganhou a LUNDA na loteria de 1975 e ninguém o deve incomodar.


Ele avassalou-se ao regime tirânico e colonizador de José Eduardo dos Santos, com a oferta de Viaturas, Geradores e outros benefícios,  para além das viagens que fez ao estrangeiro, tudo esta muito bem, o povo, esse é lixo...e a juventude sem emprego, podem morre ou serem mortos como garimpeiros.


Na linha e) da carta, “reafirma que a sua família não precisa atrelar-se a movimentos suspeitos, para falar do Protectorado, espera que o Governo lhe reconheça como parceiro válido e idóneo por estar próximo das populações”, afirmando que nunca recebeu acusação formal do Governo de José Eduardo dos Santos por eventuais irregularidades ou violações das leis vigentes em Angola que tivesse cometido.


A maior das aberrações desta carta, é a de que, tudo no território da LUNDA TCHOKWE depende da família THUMBA KALUNGA, sendo ele o patriarca, não sabemos qual tem sido então o papel do Rei Muatchissengue Watembo, da Rainha Nhakatolo, do Muene Mbandu III entre as várias famílias reais e a nobreza da Nação Lunda Tchokwe de que todos somos integrantes e reais.


Realmente nunca vimos os Thumbas a derimirem o conflito étnico entre Tchokwes e seus sobrinhos Bangalas, ou entre Mbundas e Lutchazes, a resolverem o processo economico social das famílias e da injustiça governativa que graça nestas paragens, para serem o epicentro das grandes decisões Lunda Tchokwe, como é que tudo depende deles? ..


Foi  nesta coisa de oportunismo e oportunistas, que terá sido a razão da família real de Angola, José Eduardo dos Santos e a outra denominada real nas terras de Dumba Watembo terem-se encontrado para em nome dos povos da Lunda Tchokwe secretarem o que ai foi discutido com o senhor Coren Dú, na qualidade de enviado de seu pai as terras Tchokwes?..


José Eduardo Paulino dos Santos - “Coren Dú”, participou em Maio de 2015 como musico das festas da cidade de Saurimo, esteve sempre acompanhado de um cordão de segurança e nunca fez 24 horas nesta localidade, porque não existe condições de alojamento ou seja, hotéis de 5 estrelas com Suite Presidencial a sua estatura nem condição gastronómica da culinária autóctone Tchokwe...


Os poderes tradicionais da nobreza Lunda Tchokwe e suas linhagens, é um facto inegável, o que não pode, é colidir com a luta para o estabelecimento do poder positivo, ou seja a AUTONOMIA e nem deve ser usada por regime tirânico, com objectivo de chantagens ou coagí-los a navegar na sua lógica colonizador.



O Movimento do Protectorado, é legitimo e único representante da luta secular do povo Lunda Tchokwe para a conquista da sua autodeterminação, uma luta árdua e complexo em cujo vários actores querem firmarem-se; alguns com certa clareza, outros com compromissos obscuros e oportunismos com o regime tirânico e colonizador, comportamento próprios na história do movimento libertador.