quarta-feira, 27 de abril de 2016

FALECEU INFLUENTE MEMBRO DA CORTE DO MUATCHISSENGUE WATEMBO, MUANANGANA NGUNJI

FALECEU INFLUENTE MEMBRO DA CORTE DO MUATCHISSENGUE WATEMBO, MUANANGANA NGUNJI


Muene Ngunji o primeiro da esquerda para a direita junto do Dr Samakuva


Faleceu hoje na localidade da Muxinda Capenda Camulemba Felix Xamalassa Muene Ngunji, vítima de doença prolongada, cuja identificação ainda não foi revelada, uma personalidade duma das família da Nobreza Lunda Tchokwe e Autoridade do Poder Tradicional.


Felix Xamalassa, faz parte da família original e real Ngunji, essa família foi sempre considerada ao longo dos séculos como o responsável cerimonial da Corte do Muatchissengue Watembo, segundo os costumes da cultural ancestral do império do Muatiânvua e suas linhagens.




Em vida foi um dos membros influentes sobre a reivindicação do direito legítimo Lunda Tchokwe a sua Autonomia, reivindicação em cujo liderança é o Movimento do Protectorado.


Participou em Agosto de 2014 na cidade do Luena-Moxico em um encontro com mais de uma centena de membros da Autoridade do poder tradicional, que elaboraram uma carta para o Presidente José Eduardo dos Santos, exigindo o estabelecimento imediato da Autonomia daquele território, carta que a tirania ainda não respondeu desde 2014.



Foi ele que encaminhou a referida carta no guichet da Presidência da República em Outubro de 2014.


Participa na companhia do Presidente do Movimento do Protectorado e mais outros membros da Autoridade do Poder Tradicional Lunda Tchokwe, em outros encontros ao mais alto nível com Lideres de alguns Partidos da oposição Angolana, para os esclarecer dos objectivos da luta pela autonomia Lunda Tchokwe.


Muanangana Ngunji tem sido uma pessoa intransigente no que diz respeito a luta secular para o regate do direito legítimo, histórico natural da Nação Lunda Tchokwe, cuja morte prematura deixa um vazio difícil de ser preenchido, a terra lhe seja leve…


Muanangana Ngunji deixa viuva e mais de uma dezena de filhos.